É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

IR AO ENCONTRO DOS AFASTADOS

01/09/2014

A Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho) é fruto das reflexões do Sínodo dos Bispos ocorrido em 2012, mas também das preocupações pessoais do Papa Francisco com a evangelização em nosso tempo. Vivemos muito ocupados com um pequeno grupo e esquecemos que há muito mais gente fora da Igreja, aguardando que vamos até ela.
Durante o Sínodo de 2012 foi recordado que a nova evangelização deve ser empreendida por todos os membros da comunidade de fé e atingir fundamentalmente três grupos: A) aqueles que frequentam regularmente a comunidade, entre os quais se incluem os que têm fé sincera e intensa, mas não participam sempre das missas (âmbito da pastoral ordinária); B) as pessoas batizadas que não vivem as exigências do batismo, não se sentem membros da Igreja e não experimentam a alegria da fé; C) aqueles que não conhecem Jesus Cristo ou que sempre o recusaram.
Na nossa paróquia encontramos os três grupos acima mencionados e o trabalho realizado pelas Pastorais e Movimentos não pode ficar restrito apenas ao primeiro grupo, que é aquele que vem ao nosso encontro, que procura os serviços eclesiais, que já está dentro da Igreja.
Precisamos perceber a falta que o Evangelho faz na vida dos afastados e pensar em caminhos que nos levem até eles para anunciar-lhes a Boa Nova de Jesus Cristo "não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível" (EG 14).
Recentemente nossa paróquia recebeu os bancos da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, podendo assim oferecer melhor comodidade aos que vêm participar das missas. Porém, há mais banco do que gente para neles sentar, rezar e alimentar sua fé. Precisamos trabalhar mais para que os lugares que estão vazios sejam preenchidos por aqueles para quem o Senhor os preparou. Que cada um faça sua parte para que isso se torne uma realidade em nossa comunidade.