Parece-me que agora nada me impede de levantar vôo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O QUE É PERSIGNAÇÃO?

29/06/2014

Embora seja uma palavra pouco usada por nós trata-se de algo que fazemos com frequência. Persignação é o gesto de traçar sobre nós o sinal da cruz, quando iniciamos ou terminamos nossas orações. Na missa nos persignamos no início, abrindo a celebração; na proclamação do Evangelho, preparando-nos para acolhê-lo e na bênção final.
Antes da proclamação do Evangelho, durante a saudação feita pelo padre ou pelo diácono, traçamos três cruzes sobre nós, expressando nosso desejo de que a Boa Nova de Jesus Cristo marque todo o nosso ser. A cruz que traçamos sobre a testa simboliza o desejo de iluminação de nossa inteligência para compreender a Palavra. A cruz traçada sobre os lábios significa o desejo de sermos anunciadores da Palavra. Finalmente, quando traçamos a cruz sobre o peito expressamos o desejo de que a Palavra seja guardada no coração e posta em prática na vida.
Quando fazemos a persignação neste momento apenas fazemos o gesto, sem necessidade de dizer as palavras "pelo sinal da Santa Cruz livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos". No final da persignação também não precisa fazer o sinal da cruz maior dizendo "em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém" .

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP