Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!...
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
O QUE É SALMO RESPONSORIAL?


15/06/2014

Salmo responsorial quer dizer "salmo de resposta ou que responde". Trata-se da recitação de um salmo ou de um cântico bíblico após a proclamação da 1ª leitura, durante a liturgia. Isso acontece não somente na missa, mas também nas celebrações do batismo e do matrimônio.
Fazemos isso como gesto de louvor e agradecimento pela Palavra de Deus já proclamada (1ª leitura) ou ainda por proclamar (2ª leitura e Evangelho), mas também como comprometimento com essa mesma Palavra.
Os salmos também são Palavra de Deus, por isso, é como se emprestássemos a Palavra do próprio Deus para falar com Ele, por considerá-la como perfeita e adequada para louvar, agradecer e assumir o comprometimento da fé.
Para que nosso gesto seja ainda mais agradável a Deus o salmo responsorial deve ser sempre cantado, sendo o refrão pela assembleia e as estrofes pelo salmista. Com isso se atende à dupla função que corresponde à palavra: proclamar e ouvir. Mesmo quando não é possível fazer desta maneira, garanta-se o mínimo, cantando somente o refrão e recitando adequadamente as estrofes.

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.