... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O QUE FAZER PARA TER UMA BOA PARTICIPAÇÃO NA MISSA?

08/06/2014

A boa participação na missa depende primeiramente de cada pessoa. O início da preparação se dá desde a saída de casa, evitando correrias, muito falatório e, sobretudo, atrasos. Direcionar o coração o para o significado do que se vai fazer, ajuda muito também.
É importante chegar na Igreja uns 15 minutos antes do início da missa, seja para refazer-se da caminhada até o local seja para encontrar um lugar confortável seja para rezar, recolhendo-se e entrando no clima da celebração.
Não ficar distraído e, principalmente, não conversar durante a missa são outras importantes atitudes a tomar para se obter um bom resultado da participação na liturgia.
Por fim, é de suma importância para uma frutuosa celebração da missa que os presentes participem, cantando, rezando, ouvindo atentamente, respondendo e realizando os gestos próprios de cada um  tais como ficar em pé, ajoelhar-se, sentar-se, levantar as mãos, abaixar a cabeça etc.
Por fim, depois da conclusão da celebração, deixar ecoar o que se ouviu, se viu e se fez, para que cale profundamente no coração e na vida. Isso se faz evitando sair da Igreja falando de coisas que nada tem a ver com o que se acabou de fazer.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos ´SP