Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade...
Bom Dia! São José dos Campos, quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
O QUE É O RITO DA COMUNHÃO?


27/04/2014

Chamamos de rito da Comunhão as orações e gestos que antecedem o momento da recepção da comunhão eucarística, na missa. Tal rito nos prepara mais proximamente para o encontro com Jesus Eucarístico e nos conscientizam acerca do significado dessa experiência.
Embora trate-se de um rito (algo com caráter repetitivo), devemos cuidar para que não seja feito mecanicamente,  mas realizado com consciência, isto é, com o coração.
O rito da Comunhão inicia-se com a recitação do Pai Nosso, que não se conclui com o AMÉM, mas continua na oração chamada embolismo ("Livrai-nos de todos os males...”) e tem sua conclusão na aclamação "Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre".
Depois disso vem a oração pela paz, que deve ser rezada apenas pelo presidente da celebração, o diálogo com a assembleia e o convite para que todos se cumprimentem com um gesto de paz. Em seguida canta-se ou reza-se o "Cordeiro de Deus...", durante o qual o presidente da celebração realiza a fração do pão (quebra a hóstia e coloca um pedacinho no cálice rezando em voz baixa: "Esta união do Corpo e Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna!"). Por fim, o presidente da celebração apresenta a hóstia e o cálice ao povo, convidando-o a aproximar-se deste mistério e nele tomar parte: "Felizes os convidados...". Há diversas outras fórmulas para esse momento que podem ser usadas a critério do presidente da celebração.
O rito da Comunhão se conclui com a distribuição da sagrada Eucaristia aos fieis.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.