Morrer de amor é um bem doce martírio!
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O que é Oração Eucarística?

06/04/2014

A Oração Eucarística é a grande prece de louvor, agradecimento, recordação e intercessão que o presidente da missa reza em nome da comunidade ali presente.
Durante a Oração Eucarística acontece a consagração das espécies sagradas, tornando-as o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Reza-se pela Igreja, pelo mundo e pelos mortos. Pede-se que a força da Eucaristia transforme as pessoas e as torne mais unidas.
Há várias fórmulas de Oração Eucarística, sendo que cada qual possui uma teologia e um enfoque.
As Orações Eucarísticas universais, isto é, que são usadas por toda a Igreja, são as quatro primeiras e as duas "Sobre Reconciliação". A chamada "quinta" é utilizada somente no Brasil e foi composta para o Congresso Eucarístico de Manaus. As chamadas "para diversas circunstâncias", em número de quatro, também são tipicamente brasileiras, assim como as três "para missas com crianças".
O Brasil possui ainda outra peculiaridade, que são as aclamações recitadas pelo povo durante a Oração Eucarística. Isso enriquece o momento porque dá à assembleia uma participação especial.
Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP