... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O que é Prefácio?

30/03/2014

É a primeira parte da Oração Eucarística, que se inicia com o diálogo entre o presidente da celebração e a assembleia, logo após a oração sobre as oferendas.
O Prefácio é um hino que elogia Deus pelas suas maravilhas, isto é, por tudo o que Ele já fez (prefacio = os feitos anteriores). Culmina com a aclamação do Santo, que é como uma explosão de alegria e louvor a Deus pela sua grandeza e pelos seus feitos. O Prefácio também prepara a narrativa da instituição da Eucaristia, durante a qual o pão e o vinho se tornam Corpo e Sangue de Jesus. Por isso, a aclamação do Santo também proclama "Bendito o que vem em nome do Senhor", saudando e acolhendo o Filho de Deus que vem ao nosso encontro, na Eucaristia, como alimento.
Nos tempos litúrgicos  do Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, nas celebrações dos Mistérios do Senhor (Natal, Paixão, Ressurreição etc), nas celebrações de Nossa Senhora e dos Santos e nas celebrações próprias (Sacramentos, Fieis Defuntos, Dedicação de Igreja etc), o prefácio menciona aquilo que se está celebrando naquela liturgia. Por isso é chamado Prefácio Próprio. Para as outras celebrações temos os prefácios comuns.
Alguns prefácios são parte integrante da Oração Eucarística à qual pertencem e não podem ser separados dela: é o caso do Prefácio das Orações eucarísticas 3, 4,  5, Para Diversas circunstâncias, Sobre Reconciliação e Para Missa com crianças.
Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP