Acho que nesses momentos de grande tristezas tem-se a necessidade de olhar para o céu em lugar de chorar...
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Como deve ser a resposta da comunidade ao “Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito pro Deus Pai, Todo Poderoso”?

23/03/2014

Há muitas pessoas que respondem: "Receba, oh, Senhor, por tuas mãos..." como se estivessem falando diretamente com Deus, em uma oração. Em linguagem gramatical diríamos que aqui é usado um vocativo, mas isto não está correto.
Essa resposta deve ser dada ao próprio presidente da celebração, realizando um diálogo entre a comunidade e ele. Mais do que uma oração, tal resposta é a manifestação de um desejo da comunidade celebrante: que Deus receba o sacrifício eucarístico pelas mãos daquele que preside a celebração e que isto aconteça em vista da glória do nome de Deus, do bem da comunidade e de toda a santa Igreja. Portanto, a forma correta de resposta é: "Receba, o Senhor, por tuas mãos...".

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP