E minha vida é um ''único ato de amor!
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O que é a Oração da Comunidade?

02/03/2014

Na missa temos diversas orações. A Coleta é a oração principal da missa; a oração sobre as oferendas, rezada após a apresentação dos dons que se transformarão na Eucaristia; a oração pós comunhão e algumas orações rezadas em voz baixa, só pelo presidente da celebração. Essas orações são formuladas pela Igreja e expressam o sentido da celebração de modo universal. Com pequenas diferenças de tradução para as diversas línguas, essas orações são as mesmas em todos os lugares.
Contudo, após a homilia e a profissão de fé temos a Oração da Comunidade, com agradecimentos e pedidos da comunidade que está celebrando aquela Missa. Esta oração comporta as súplicas pelas necessidades do grupo celebrante e pelas situações que lhe dizem respeito. É o momento em que se reza nomeadamente pela Igreja e pelo mundo.
Chama-se também Oração da Comunidade porque as preces são apresentadas por um membro da assembléia e não pelo presidente da mesma, como é o caso das orações principais. Além disso, a comunidade participa através de uma prece comum, rezada depois de cada intenção.
O sentido da Oração da Comunidade é pedir a ajuda de Deus para viver a Palavra ouvida e refletida, bem como para pôr em prática a fé professada pouco antes.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP