Frase de Santa Teresinha: É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!
Bom Dia! São José dos Campos - SP, sábado, 01 de novembro de 2014

Avisos Paroquiais
Receba nosso informativo diretamente em seu e-mail.
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 5,13-16 - Viver como Jesus para ajudar os outros a encontrar paz e alegria


15/02/2014

Neste domingo, o Evangelho nos apresenta Jesus que se dirige aos discípulos usando duas imagens bem conhecidas por eles para indicar-lhes a sua missão enquanto seguidores dEle. Ele diz que eles são o -sal da terra- e a -luz do mundo-. Vejamos o significado dessas duas realidades e que indicações práticas elas dão aos seguidores de Jesus Cristo.
O sal é o elemento da natureza usado tanto para realçar o sabor dos alimentos quanto para a sua conservação.
Para realçar o sabor que é próprio dos alimentos o sal precisa ser usado na medida certa e deve ficar escondido. Se o sal estiver de menos ou de mais não cumprirá sua missão. Assim é o seguidor de Jesus: vivendo como Jesus viveu levará o Filho de Deus às pessoas, ajudando-as a encontrar o sentido de sua existência e serem felizes. Quando o discípulo de Cristo não faz isso, muitos sofrem a ausência do Salvador em suas vidas.
Se o seguidor de Jesus aparecer demais, chamará a atenção para si mesmo, mas não fará diferença nenhuma na vida das pessoas.
O sal também é usado para conservar os alimentos, impedindo que eles se estraguem. O discípulo de Cristo, com sua fidelidade ao Evangelho se guardará da contaminação com as práticas do pecado que destroem o ser humano. Com seu exemplo motivará os outros a fazerem o mesmo.
A luz é o elemento necessário para que vejamos e possamos agir sem riscos para nosso bem estar. Para cumprir sua função a luz deve ser colocada em lugar alto. Não é para ser contemplada em si mesma, mas refletida nas coisas.
Ser luz do mundo é viver o Evangelho com compromisso total, de modo a destacar-se dos outros como imitador de Jesus Cristo. Uma pessoa que caminha conforme a palavra e os exemplos do Filho de Deus mostrará aos outros o caminho para a felicidade pessoal e a paz em comunidade e sociedade. O testemunho cristão é luz que se reflete nas situações da vida mostrando como devemos reagir diante de tudo o que nos acontece.
Ser sal da terra e luz do mundo é viver de tal modo que os outros encontrem a partir de nosso testemunho o sentido da vida, reconheçam o verdadeiro valor de cada coisa e vivam de acordo com a verdade divina que liberta e faz feliz. Muitas pessoas dependem do testemunho dos discípulos de Jesus para fazerem essa experiência.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP

 

Voltar

 
| Política de privacidade © 2010 Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Todos os direitos reservados.