Frase de Santa Teresinha: É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!
Bom Dia! São José dos Campos - SP, sábado, 01 de novembro de 2014

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mt 5,13-16 - Viver como Jesus para ajudar os outros a encontrar paz e alegria

15/02/2014

Neste domingo, o Evangelho nos apresenta Jesus que se dirige aos discípulos usando duas imagens bem conhecidas por eles para indicar-lhes a sua missão enquanto seguidores dEle. Ele diz que eles são o -sal da terra- e a -luz do mundo-. Vejamos o significado dessas duas realidades e que indicações práticas elas dão aos seguidores de Jesus Cristo.
O sal é o elemento da natureza usado tanto para realçar o sabor dos alimentos quanto para a sua conservação.
Para realçar o sabor que é próprio dos alimentos o sal precisa ser usado na medida certa e deve ficar escondido. Se o sal estiver de menos ou de mais não cumprirá sua missão. Assim é o seguidor de Jesus: vivendo como Jesus viveu levará o Filho de Deus às pessoas, ajudando-as a encontrar o sentido de sua existência e serem felizes. Quando o discípulo de Cristo não faz isso, muitos sofrem a ausência do Salvador em suas vidas.
Se o seguidor de Jesus aparecer demais, chamará a atenção para si mesmo, mas não fará diferença nenhuma na vida das pessoas.
O sal também é usado para conservar os alimentos, impedindo que eles se estraguem. O discípulo de Cristo, com sua fidelidade ao Evangelho se guardará da contaminação com as práticas do pecado que destroem o ser humano. Com seu exemplo motivará os outros a fazerem o mesmo.
A luz é o elemento necessário para que vejamos e possamos agir sem riscos para nosso bem estar. Para cumprir sua função a luz deve ser colocada em lugar alto. Não é para ser contemplada em si mesma, mas refletida nas coisas.
Ser luz do mundo é viver o Evangelho com compromisso total, de modo a destacar-se dos outros como imitador de Jesus Cristo. Uma pessoa que caminha conforme a palavra e os exemplos do Filho de Deus mostrará aos outros o caminho para a felicidade pessoal e a paz em comunidade e sociedade. O testemunho cristão é luz que se reflete nas situações da vida mostrando como devemos reagir diante de tudo o que nos acontece.
Ser sal da terra e luz do mundo é viver de tal modo que os outros encontrem a partir de nosso testemunho o sentido da vida, reconheçam o verdadeiro valor de cada coisa e vivam de acordo com a verdade divina que liberta e faz feliz. Muitas pessoas dependem do testemunho dos discípulos de Jesus para fazerem essa experiência.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP