Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O que são e para servem os ritos iniciais da missa?

09/02/2014

Os ritos iniciais da missa são: Saudação (Em nome do Pai...), Ato Penitencial, Hino de louvor (Glória) e Oração da Coleta.
A Saudação é a abertura da celebração, indicando que tudo será feito "em nome", isto é, na força do poder, do amor e da bondade do Deus Uno e Trino.
O Ato Penitencial é o momento do reconhecimento de nossa condição pecadora e de pedido de perdão, preparando-nos para participar da celebração transformados pela misericórdia divina.
O Hino de louvor ou Glória é um hino que bendiz a Deus Pai por tudo o que ele realizou para a humanidade por meio de Jesus. Esse hino não é um louvor à Trindade, mas um agradecimento ao Pai pela obra salvadora realizada por meio do Verbo Encarnado.
A Oração do dia ou da Coleta é assim chamada porque recolhe o significado da celebração de cada dia e também as intenções dos que participam dela.
Os ritos iniciais abrem a celebração, ajudam as pessoas a se situarem naquela missa e as prepara para uma escuta atenta da Palavra de Deus e uma participação frutuosa na Eucaristia.

Pároco Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP