Pois bem, sou eu essa criança, objeto do amor previdente de um Pai...
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Se eu fizer uma boa oferta na missa, todo mês, é a mesma coisa que ofertar o Dízimo?

03/11/2013

Não. As ofertas que fazemos em cada celebração são sinais de nosso louvor a Deus por um motivo especial ou expressão de algum sacrifício que fizemos naquele dia ou semana. São livres e não podem ser controladas.
Além disso, podem ter finalidades específicas (Lugares santos, missões, óbolo de São Pedro, evangelização, vicentinos etc), não ficando com a paróquia, mas sendo enviadas para outros lugares. Com isso, as entradas podem variar e as despesas paroquiais fixas ficar sem os recursos necessários para serem pagas.
Já o Dízimo deve ser organizado para atender as diferentes dimensões da evangelização (Religiosa, Missionária e Social).
Por ser sinal de gratidão a Deus e compromisso com a comunidade, o Dízimo deve ser oferecido mensalmente como os primeiros frutos daquilo que Deus nos dá para nosso sustento, devidamente calculado a partir de nosso salário (10 %), para garantir que todas as necessidades da comunidade serão atendidas.