O apostolado da oração não é, por assim dizer, mais elevado do que o da palavra?
Bom Dia! São José dos Campos, quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Por que alguns santos recebem o título de “Doutores da Igreja”?

13/10/2013

A Igreja confere o título de Doutor ou Doutora da Igreja àqueles santos que compreenderam de maneira mais profunda o mistério de Deus e se destacam por vivê-lo  ou comunicá-lo de maneira única.
Tanto temos doutores que são assim chamados por causa da exposição clara que fizeram dos mistérios divinos (Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, por exemplo), quanto temos pessoas simples cuja razão do título "doutor" está na compreensão e vivência dos mistérios divinos.
Santa Teresinha é um exemplo disso. Na sua curta existência e na maneira simples como viveu sua vida e sua fé, mostrou-se grande conhecedora do Amor do Deus, habilidosa em vivê-lo e testemunha brilhante dessa experiência.
Temos outro exemplo interessante em Santa Catarina de Sena, que embora sendo analfabeta, compreendeu profundamente "as coisas divinas" e as anunciou com sua vivência, e, por isso foi proclamada doutora.