Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Qual o significado do termo Paróquia?

29/09/2013

O termo Paróquia provém da língua grega na qual há três termos derivados da mesma raiz, com os seguintes significados:
Paroikía: estrangeiro, migrante; Paroikein: viver junto a, habitar nas proximidades, viver em casa alheia, viver em peregrinação; Paroikós: vizinho, próximo, que habita junto.
Assim sendo, a Paróquia é uma região, confiada aos cuidados de um padre, onde vivem e convivem os cristãos católicos que são como peregrinos em viagem para o Céu, nossa pátria definitiva.
Muito mais do que uma estrutura física ou burocrática, a Paróquia é a comunidade de irmãos que juntos vivem a fé, se ajudam no amor e alimentam a esperança que têm em comum. A Paróquia é lugar e ocasião de fazermos a experiência de viver a comunhão ensinada por Jesus Cristo.