Instruindo os outros muito aprendi.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

O que quer dizer a expressão Kyrie eleison e Christe eleison?

14/07/2013

Kyrie eleison e Christe eleison são expressões da língua grega que significam, respectivamente, “Senhor, piedade” e “Cristo, piedade”, com o mesmo sentido de “Senhor ou Cristo, tende piedade de nós”.

Nos seus inícios, depois que saiu da Palestina, a Igreja usava a língua grega que era falada em boa parte do mundo habitado da época. O uso do latim como língua oficial da Igreja veio mais tarde, depois que o Império Romano adotou o cristianismo como sua religião.

Assim sendo, quando rezamos no Ato Penitencial, pedindo perdão pelos nossos pecados, podemos usar as expressões “Kyrie eleison” e “Christe eleison” para recordar nossas raízes.