A mim Ele me deu sua Misericórdia infinita e é, através dela, que contemplo e adoro as outras perfeições divinas!...
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Se a Eucaristia foi instituída na 5ª feira santa, por que não celebramos Corpus Christi neste dia?

26/05/2013

Na 5ª feira santa recordamos os diversos aspectos da Última Ceia de Jesus com seus discípulos, entre os quais está a Eucaristia. Contudo, a liturgia dá mais enfoque ao Lava-pés, como atitude de serviço e humildade, que antecipa a entrega de Cristo no Calvário para a salvação da humanidade.

A Missa da Ceia do Senhor liga-se diretamente ao mistério da cruz, por isso seu final é silencioso e sóbrio, pois introduz a Igreja na celebração da Paixão e Morte do Senhor. Nesse caso, não sobra espaço para uma comemoração festiva do Mistério da Eucaristia, o que se torna possível na Solenidade de Corpus Christi.

Para manter a ligação da Eucaristia com o dia em que foi instituída, esta solenidade é celebrada sempre na segunda 5ª feira depois de Pentecostes e reveste-se de alegria, criatividade e generosidade, expressas pelo povo que prepara com grande dedicação a festa do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O jeito com que se prepara e se celebra Corpus Christi manifesta o que a Eucaristia é e significa.