O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Como será escolhido o novo bispo de São José dos Campos?

05/05/2013

Depois que D. Moacir tomar posse como arcebispo de Ribeirão Preto, a Nunciatura Apostólica, que fica em Brasília, iniciará o processo de escolha do novo bispo. Isso será feito, inicialmente, através da consulta a padres da nossa diocese e a bispos da região, pedindo sugestões sobre o perfil do novo bispo para São José dos Campos e de nomes, seja de bispos seja de padres para essa função. As sugestões de padres podem ser de outros lugares.

As chances do novo bispo ser um padre da própria diocese de São José dos Campos são muito pequenas. Também pode acontecer que o novo pastor de nossa diocese seja um bispo já ordenado, que venha transferido de outra Igreja Particular.

Quem decidirá isso será a Nunciatura, que enviará propostas de nomes ao Papa, para que esse faça a escolha e a nomeação.

O povo pode participar desse processo rezando para que o Espírito Santo ilumine os responsáveis por ele e evitando todo tipo de comentário sem fundamentos, como citação de nomes ou torcida por esse ou aquele padre.