Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias.
Boa Noite! São José dos Campos, terça-feira, 23 de janeiro de 2018

O que quer dizer Sé Vacante e quem responde no Vaticano pelos acontecimentos na Igreja?

10/03/2013

Sé Vacante (= lugar vazio) é o período que vai da morte ou renúncia de um Papa até a eleição de outro.  Significa a ausência do Papa como sucessor de São Pedro à frente da Igreja, como sua autoridade máxima.
Enquanto a Sé está vacante a Igreja continua sua caminhada em cada diocese sob a autoridade do bispo local. No Vaticano o cardeal Camerlengo (função desempenhada hoje pelo Cardeal Tarcísio Bertone) é o responsável pelas liturgias que se celebram neste período, podendo designar outros cardeais e bispos para presidi-las. As reuniões dos cardeais e o Conclave são convocados e presididos pelo Cardeal decano (o mais velho do colégio de cardeais, que atualemente é o Cardeal Angello Sodano).  Nos demais setores há pessoas responsáveis que continuam coordenando aquilo que lhes cabe.
Contudo, nenhuma decisão que mude o que foi estabelecido pelo Papa anterior pode ser tomada por nenhuma dessas pessoas.