Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida.
Bom Dia! São José dos Campos, quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Qual o significado de não comer carne durante a Quaresma?

17/02/2013

Há muitas pessoas que decidem não comer carne durante toda a quaresma como um gesto penitencial, ou seja, um sacrifício em vista do perdão dos próprios pecados. Há também quem o faça como forma de alcançar alguma graça da parte de Deus. Trata-se, porém de uma decisão pessoal, já que a Igreja não exige isso de seus membros.
A Igreja orienta, que apenas nas sextas-feiras do período quaresmal, seus fieis abstenham-se da carne, em sentido penitencial. Mais que isso, como mãe, convida todos os seus filhos a aproveitarem a Quaresma para aprofundar sua relação com Deus, para crescerem na santidade e para serem mais solidários com os sofredores. Tudo isso para viver mais comprometidamente a vida nova que Cristo conquistou para todos.
Em vista desses objetivos vale a pena fazer abstinência de carne e de outros alimentos, mas vale a pena, sobretudo, ter mais tempo para a oração, partilhar as alegrias e os sofrimentos dos outros, reconciliar-se com quem houve algum desentendimento, assumir posturas condizentes com o Evangelho etc.