Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Por que celebramos missa de 7º dia pelos falecidos?

27/01/2013

Rezar pelos falecidos é algo positivo, podendo e devendo ser feito sempre, tanto em nossas orações pessoais quanto na Santa Missa.
No Brasil e em alguns outros lugares, temos o costume de celebrar a missa de 7º dia. Isso se explica de duas maneiras: o número 7, na bíblia, tem o significado de plenitude, totalidade, perfeição. Ao rezar pelos falecidos no 7ª dia de seu passamento, estamos manifestando nossa fé e desejo de que estejam na plenitude do amor de Deus, na felicidade total e sem fim do Céu.
Por outro lado, na bíblia lemos que Deus descansou da obra criadora no 7º dia. Ao rezar pelos falecidos nesta data professamos a fé de que a morte não é somente o fim da existência terrena, mas é o repouso eterno das pessoas em Deus.
Contudo, não há necessidade de que a missa pelos falecidos seja exatamente no 7º dia. Pode ser no sexto, no oitavo etc, pois para Deus não existe tempo. Isso deve ser lembrado, sobretudo, quando o 7º dia do falecimento de alguém cai num dia em que não há missa na paróquia ou na Igreja principal da mesma.

Pe. Edinei Evaldo batista