Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama.
Boa Tarde! São José dos Campos, quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O que significa comunhão dos Santos?

28/10/2012

Encontramos esta expressão no final do Credo, como um artigo de nossa fé.
Significa que todos os que estão unidos a Cristo pela graça do Batismo e de uma vida segundo o Evangelho, também estão unidos entre si, formando a família dos santos.
Os Santos, aqui, não são somente daqueles que foram canonizados pela Igreja e que recebem nossa veneração, mas todos os que foram santificados pela redenção realizada por Jesus Cristo.
Acreditamos nisso, como um dom divino e sabemos que por meio da Comunhão dos Santos tanto somos ajudados pelos que já estão no Céu e intercedem por nós quanto podemos ajudar, com nossa oração, os que ainda não alcançaram o Paraíso e estão no Purgatório ou peregrinando neste mundo rumo à Eternidade (os vivos).
Além disso, a comunhão dos santos nos coloca em atitude de compromisso com os outros, seja no sentido de ajudá-los em suas necessidades, seja no sentido de cuidar para que nosso pecado não venha a prejudicá-los em seu caminho de santidade.