Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé.
Bom Dia! São José dos Campos, terça-feira, 24 de outubro de 2017

Pode-se comungar duas vezes ou mais no mesmo dia?

27/05/2012

Quem participa de duas missas no mesmo dia, pode comungar em ambas. Se a pessoa participar de três ou mais missas, pode comungar somente duas vezes.
Quando o fiel participa da missa e comunga, se vier a participar de uma celebração da Palavra com distribuição da Sagrada Comunhão, não deve comungar nesta. No caso contrário, é diferente. Se o fiel comungou na celebração da Palavra e depois vai participar da missa, deve comungar nesta última.
O motivo pelo qual não se deve comungar mais que duas vezes no mesmo dia é, em primeiro lugar, porque não há necessidade. Não é a quantidade de comunhões que santifica, mas a qualidade de nossa participação nelas que vai nos tornando semelhantes a Jesus Cristo.
Em segundo lugar, essa orientação da Igreja tem o objetivo de evitar que as pessoas entendam a Eucaristia como realidade mágica ou a vejam como um alimento comum. O caráter sagrado da Eucaristia lhe dá um significado próprio, que devemos compreender à luz das palavras do Evangelho e dos ensinamentos da Igreja, a fim de colaborar para que seus efeitos aconteçam em nossa vida.

Administrador Paroquial